A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA PROPOSTA DE TRABALHO NA DISCIPLINA CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL UTILIZANDO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

  • Diego Monteiro Gomes
  • Stahl Nilson Sergio Peres

Resumo

O presente trabalho trata-se de uma adaptação de um material didático de uso presencial, desenvolvido durante a dissertação de mestrado do autor, para a modalidade de Educação a Distância (EAD) na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral (CDI) via Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Dessa forma, temos por objetivo apresentar uma proposta de atividade para o ensino de Cálculo, buscando uma abordagem mais facilitada da disciplina. A proposta utiliza a abordagem de Resolução de Problemas (RP), desenvolvida pelo matemático e professor George Polya, visando promover um ensinoaprendizagem contextualizado, significativo e o trabalho colaborativo entre os estudantes na referida disciplina em EAD. Procurando atender tais propósitos, foram elaboradas duas atividades que utilizam conceitos da disciplina referentes à velocidade média, à velocidade instantânea e à aceleração, sendo as mesmas para trabalho em grupo via fórum de discussão, utilizando-se para isso de recursos multimídia. Somada a esses fatores a atuação do professor como mediador na discussão dos conceitos do Cálculo entre os estudantes. Acreditamos que a utilização da proposta de trabalho apresentada no artigo possa ensejar aos alunos um pensar matemático e uma atuação de forma ativa na construção do seu conhecimento em Cálculo na EAD.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
MONTEIRO GOMES, Diego; NILSON SERGIO PERES, Stahl. A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA PROPOSTA DE TRABALHO NA DISCIPLINA CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL UTILIZANDO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1071>. Acesso em: 30 set. 2023.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Conteúdos educacionais – da produção à exibição