A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA PROPOSTA DE TRABALHO NA DISCIPLINA CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL UTILIZANDO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
Resumo
O presente trabalho trata-se de uma adaptação de um material didático de uso presencial, desenvolvido durante a dissertação de mestrado do autor, para a modalidade de Educação a Distância (EAD) na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral (CDI) via Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Dessa forma, temos por objetivo apresentar uma proposta de atividade para o ensino de Cálculo, buscando uma abordagem mais facilitada da disciplina. A proposta utiliza a abordagem de Resolução de Problemas (RP), desenvolvida pelo matemático e professor George Polya, visando promover um ensinoaprendizagem contextualizado, significativo e o trabalho colaborativo entre os estudantes na referida disciplina em EAD. Procurando atender tais propósitos, foram elaboradas duas atividades que utilizam conceitos da disciplina referentes à velocidade média, à velocidade instantânea e à aceleração, sendo as mesmas para trabalho em grupo via fórum de discussão, utilizando-se para isso de recursos multimídia. Somada a esses fatores a atuação do professor como mediador na discussão dos conceitos do Cálculo entre os estudantes. Acreditamos que a utilização da proposta de trabalho apresentada no artigo possa ensejar aos alunos um pensar matemático e uma atuação de forma ativa na construção do seu conhecimento em Cálculo na EAD.