A PRODUÇÃO DE SPOTS DE RÁDIO POR COLETIVOS AMBIENTALISTAS
Resumo
O trabalho narra uma iniciativa de educação ambiental, e estudos a ela relacionados, que buscou alcançar a esfera pública por meio de mídia radiofônica. Trata-se de um processo de produção de conteúdos sonoros em formato de spots junto a coletivos educadores compostos por pessoas ligadas à Universidade de São Paulo e Prefeitura Municipal de Piracicaba. O projeto (2017-2020) produziu e veiculou 42 spots em seis temporadas, com base nos princípios e metodologias do Programa de Educomunicação Socioambiental (BRASIL, 2005; 2008). Os materiais trataram de temáticas relacionados à gestão de resíduos; coleta seletiva; agroecologia; circuitos curtos; importância das florestas; mobilidade urbana, biodiversidade, adoção de animais, agricultura familiar, pegada ecológica, prevenção à dengue, Horto Florestal de Tupi, aves e animais do campus Luiz de Queiroz. Em termos de audiência, nossos estudos e estimativas apontam para um alcance de cerca de oitenta mil pessoas da região de Piracicaba. Nossas considerações finais são de que a experiência contribuiu com a função educativa da emissora ao incluir em sua programação conteúdos ambientais com base científica, e que, as ações reforçaram, de forma significativa, o alcance da educação ambiental em contexto municipal.