CONTRIBUIÇÕES DAS TDIC PARA A GRADUAÇÃO: PERSPECTIVAS DA UAB/UFT PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO TOCANTINS
Resumo
Devido ao grande crescimento e avanço no uso das TDIC, a EaD tem se apresentado como modalidade em contribuição ao processo de democratização do acesso à formação de professores no âmbito da formação inicial e continuada. A pesquisa objetiva apresentar as perspectivas e contribuições propostas na justificativa e nos objetivos dos PPC dos Cursos de Licenciatura em Biologia, Matemática, Física, Química e Música para a promoção da formação de professores através do Sistema UAB/UFT, Modalidade à Distância. Opta pela abordagem qualitativa de pesquisa, numa perspectiva descritiva, e optando pela pesquisa bibliográfica e documental como instrumento de coleta de dados. Apresenta a potencialidade da TDIC no âmbito da EAD em contribuir para a democratização da licenciatura pública e gratuita. Alerta para o desafio da utilização da modalidade de forma sistematizada, integrada à estrutura educacional da região de modo contribuir com a qualidade da formação de professores. Os resultados apresentam as propostas dos cursos de licenciatura UAB/UFT, para a formação de professores no Tocantins através da modalidade à distância para a docência em Biologia, Matemática, física e Química. Palavras-chave: EAD; Ensino Superior; Ensino e aprendizagem por meio de TDIC.