Motivos para a persistência discente em cursos de graduação da modalidade de educação a distância: categoria trabalho
Resumo
Entre os principais desafios da Educação brasileira, se destacam os temas sobre a evasão e acesso. Na modalidade de Educação a Distância os dilemas são os mesmos. Este trabalho é parte da pesquisa que pretende, a partir de uma síntese destes dois paradigmas, discutir sobre a persistência do estudante da modalidade de Educação a Distância. Pretendemos analisar egressos de cursos de graduação da modalidade de EaD de 15 Universidades públicas brasileiras. Na pesquisa, buscaremos discutir sobre as políticas públicas relacionadas a modalidade, também discutiremos sobre a institucionalização da modalidade nas Universidades públicas, sobre o impacto da não inclusão dos cursos de graduação da modalidade nas matrizes orçamentárias das Instituições. Destacamos na pesquisa 7 (sete) categorias: Trabalho, Formação, Universidade, Ideais, Curso, Personalidade, Necessidade. Aqui, neste artigo, será apresentado os primeiros resultados relacionados a categoria Trabalho. Como recurso inicial para obter os primeiros resultados, extraímos apenas uma pergunta do questionário enviado a egressos de seis Universidades públicas. Todas as categorias descritas na pesquisa foram selecionadas a partir das repostas dos estudantes, e entre elas a categoria Trabalho foi a mais destacada entre os respondentes. É no desejo de mapear os motivos da persistência dos estudantes que desenvolveremos esta pesquisa, pois acreditamos que assim, poderemos contribuir para os estudos da modalidade de EaD.