Motivos para a persistência discente em cursos de graduação da modalidade de educação a distância: categoria trabalho

  • Iracema Eliza de Vasconcellos Moreira
  • Daniel Mill

Resumo

Entre os principais desafios da Educação brasileira, se destacam os temas sobre a evasão e acesso. Na modalidade de Educação a Distância os dilemas são os mesmos. Este trabalho é parte da pesquisa que pretende, a partir de uma síntese destes dois paradigmas, discutir sobre a persistência do estudante da modalidade de Educação a Distância. Pretendemos analisar egressos de cursos de graduação da modalidade de EaD de 15 Universidades públicas brasileiras. Na pesquisa, buscaremos discutir sobre as políticas públicas relacionadas a modalidade, também discutiremos sobre a institucionalização da modalidade nas Universidades públicas, sobre o impacto da não inclusão dos cursos de graduação da modalidade nas matrizes orçamentárias das Instituições. Destacamos na pesquisa 7 (sete) categorias: Trabalho, Formação, Universidade, Ideais, Curso, Personalidade, Necessidade. Aqui, neste artigo, será apresentado os primeiros resultados relacionados a categoria Trabalho. Como recurso inicial para obter os primeiros resultados, extraímos apenas uma pergunta do questionário enviado a egressos de seis Universidades públicas. Todas as categorias descritas na pesquisa foram selecionadas a partir das repostas dos estudantes, e entre elas a categoria Trabalho foi a mais destacada entre os respondentes. É no desejo de mapear os motivos da persistência dos estudantes que desenvolveremos esta pesquisa, pois acreditamos que assim, poderemos contribuir para os estudos da modalidade de EaD.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
MOREIRA, Iracema Eliza de Vasconcellos; MILL, Daniel. Motivos para a persistência discente em cursos de graduação da modalidade de educação a distância: categoria trabalho. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1088>. Acesso em: 15 jul. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC