A REALIDADE DA INCLUSÃO DIGITAL PARA EQUIDADE ÉTNICO-RACIAL NO AMBIENTE ACADÊMICO: DESAFIOS DA UFSB - CUNI IBICARAÍI IBICARAÍ
Resumo
A inclusão digital contribui para a redução das desigualdades enfrentadas pelos estudantes que apresentam déficits nos usos pedagógicos das tecnologias digitais. Objetivou-se com essa pesquisa identificar as necessidades de acesso e desempenho dos estudantes UFSB/CUNI Ibicaraí na promoção da acessibilidade digital, na oportunização e valorização das diferenças étnicas, sociais, culturais, físicas, intelectuais e de gênero. Baseou-se em pesquisa de natureza exploratória, com aplicação de formulário via Google Forms, elaborado de forma participante pela Assistente Operacional do Cuni e respostas analisadas qualitativamente. Os dados obtidos destacam que o domínio na utilização dos recursos tecnológicos digitais é crescente à medida que os estudantes são orientados, estimulados e requisitados para a realização das atividades acadêmicas nos AVAs e participação nas aulas metapresenciais. Apontam que à UFSB cabe manter os investimentos nos recursos tecnológicos. Os resultados indicam como as vantagens de inserção das tecnologias digitais são notórias, quando se propõe que o aproveitamento das TDs sejam otimizados, na promoção da aprendizagem e contribua para a formação do estudante e possa ser transposta para a realidade fora das limitações do espaço acadêmico