A REALIDADE DA INCLUSÃO DIGITAL PARA EQUIDADE ÉTNICO-RACIAL NO AMBIENTE ACADÊMICO: DESAFIOS DA UFSB - CUNI IBICARAÍI IBICARAÍ

  • barbara Alves almeida braitt
  • Júlia Paula Assis de Menezes
  • Milton Ferreira da Silva Junior

Resumo

A inclusão digital contribui para a redução das desigualdades enfrentadas pelos estudantes que apresentam déficits nos usos pedagógicos das tecnologias digitais. Objetivou-se com essa pesquisa identificar as necessidades de acesso e desempenho dos estudantes UFSB/CUNI Ibicaraí na promoção da acessibilidade digital, na oportunização e valorização das diferenças étnicas, sociais, culturais, físicas, intelectuais e de gênero. Baseou-se em pesquisa de natureza exploratória, com aplicação de formulário via Google Forms, elaborado de forma participante pela Assistente Operacional do Cuni e respostas analisadas qualitativamente. Os dados obtidos destacam que o domínio na utilização dos recursos tecnológicos digitais é crescente à medida que os estudantes são orientados, estimulados e requisitados para a realização das atividades acadêmicas nos AVAs e participação nas aulas metapresenciais. Apontam que à UFSB cabe manter os investimentos nos recursos tecnológicos. Os resultados indicam como as vantagens de inserção das tecnologias digitais são notórias, quando se propõe que o aproveitamento das TDs sejam otimizados, na promoção da aprendizagem e contribua para a formação do estudante e possa ser transposta para a realidade fora das limitações do espaço acadêmico

Publicado
2020-08-28
Como Citar
ALVES ALMEIDA BRAITT, barbara; PAULA ASSIS DE MENEZES, Júlia; FERREIRA DA SILVA JUNIOR, Milton. A REALIDADE DA INCLUSÃO DIGITAL PARA EQUIDADE ÉTNICO-RACIAL NO AMBIENTE ACADÊMICO: DESAFIOS DA UFSB - CUNI IBICARAÍI IBICARAÍ. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1091>. Acesso em: 12 nov. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Conteúdos educacionais – da produção à exibição