CULTURA DIGITAL: UMA ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE INGLÊS DA REDE PÚBLICA ACERCA DO USO DA TECNOLOGIA E A INFRAESTRUTURA ESCOLAR

  • Sthefanie Kalil Kairallah
  • Cibele Cecílio de Faria Rozenfeld

Resumo

A emergência do uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), em vários contextos da era da Cultura Digital (SANTAELLA, 2003; KENSKI, 2018; KAIRALLAH, 2020), também corrobora inúmeros desafios no cenário educacional contemporâneo, isto é, para que as TDICs sejam ferramentas potencializadoras do fazer docente, é necessário que ocorra a apropriação de Competências Digitais (UNESCO, 2016). Diante disso, este estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, tomando por base os procedimentos metodológicos do Estudo de Caso (YIN, 2001, 2016). Tem por objetivo apresentar um recorte dos resultados de uma dissertação de Mestrado, na qual analisamos como professores de inglês da rede pública percebem a relevância da utilização das TDICs em sala de aula e a infraestrutura escolar para viabilizar tal uso, com foco na formação de professores de línguas. Cinco professores de língua inglesa da Educação Básica participaram deste estudo e a investigação ocorreu em uma escola pública no interior de São Paulo. Os resultados obtidos ressaltam que as percepções dos educadores apontam para a infraestrutura da escola e os materiais disponibilizados como barreiras para o uso de TDICs nos espaços escolares, assim como a falta de formação tecnológica. Todavia, eles consideram relevante a utilização de recursos digitais para o ensino de inglês, embora não se percebam suficientemente capacitados para integrá-las às práticas pedagógicas exigidas na era da Cultura Digital. Palavras-chave: Percepção Docente. Cultura Digital. Formação de Professores de Inglês da Rede Pública. Tecnologia Digital da Informação e Comunicação (TDIC).

Publicado
2020-08-28
Como Citar
KAIRALLAH, Sthefanie Kalil; ROZENFELD, Cibele Cecílio de Faria. CULTURA DIGITAL: UMA ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE INGLÊS DA REDE PÚBLICA ACERCA DO USO DA TECNOLOGIA E A INFRAESTRUTURA ESCOLAR. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1093>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC