CULTURA MAKER E ENSINO DE CIÊNCIAS: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO

  • Ana Paula Pereira
  • Thalita Arthur

Resumo

A Cultura Maker é um movimento mundial cujos membros constroem, consertam e modificam objetos com as próprias mãos, visando conhecer e promover as mais diversas formas de tecnologia. O campo da pesquisa em educação tem elucidado o potencial dessa cultura como ferramenta pedagógica, mediante pesquisas teóricas e empíricas. Este trabalho demonstra os resultados da pesquisa em andamento, a qual tem como objetivo, mapear os trabalhos acadêmicos que relacionem a Cultura Maker ao ensino de Ciências no Brasil, com o intuito de auxiliar pesquisas futuras e explicitar a importância e abrangência do assunto. Nesta fase da pesquisa identificou-se e quantificou-se os trabalhos, bem como as respectivas Instituições e suas localidades. Para tanto, efetuouse um mapeamento sistemático, demarcou-se como parâmetros linguísticos textos em língua portuguesa, sem delimitar o período temporal. Como resultados principais obtevese trabalhos acadêmicos em grande parte dos estados e nas principais instituições de ensino superior do país. Palavras-chave: cultura maker. ensino de ciências. mapeamento sistemático.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
PEREIRA, Ana Paula; ARTHUR, Thalita. CULTURA MAKER E ENSINO DE CIÊNCIAS: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1096>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC