DA CONSTRUÇÃO DO ENSINO A PESQUISA: RETRATOS DO USO DE TDIC NA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA
Resumo
O presente artigo busca elucidar através dum conjunto de diálogos, como as inserções tecnológicas vem influenciando os perfis curriculares escolares e acadêmicos, e em relação a este último, como os cursos de licenciatura contribuem para a potencialização de perfis acadêmicos que tanto se articulam sobre as tecnologias, como também aproximam aqueles que não possuem tanta afinidade com estas ferramentas a atividades de vieses mais humanísticos, como é o caso das atividades voltadas a educação pela educação. Aqui reunimos um referencial bibliográfico que corrobora nossa visão a respeito desta dualidade que ainda se faz presente nos cursos de licenciatura, ao mesmo modo que destacamos a presença dum outro perfil, o do estudante que assimila características destas duas principais tendências dos cursos formativos. E como as Tecnologias Digitais de Informações e Comunicações contribuem para o fortalecimento deste perfil, ao mesmo tempo que preparam professores capazes de lidarem com as novidades tecnológicas presentes no dia a dia profissional. Palavras-chave: Perfis Docentes, Relações Acadêmicas, TDIC.