DA CONSTRUÇÃO DO ENSINO A PESQUISA: RETRATOS DO USO DE TDIC NA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA

  • Luan Gabriel pessoa do nascimento
  • Thiago Breno de Medeiros Carmo
  • Vanessa Cristh de Medeiros Carmo Gomes
  • Gustavo Gomes Barboza

Resumo

O presente artigo busca elucidar através dum conjunto de diálogos, como as inserções tecnológicas vem influenciando os perfis curriculares escolares e acadêmicos, e em relação a este último, como os cursos de licenciatura contribuem para a potencialização de perfis acadêmicos que tanto se articulam sobre as tecnologias, como também aproximam aqueles que não possuem tanta afinidade com estas ferramentas a atividades de vieses mais humanísticos, como é o caso das atividades voltadas a educação pela educação. Aqui reunimos um referencial bibliográfico que corrobora nossa visão a respeito desta dualidade que ainda se faz presente nos cursos de licenciatura, ao mesmo modo que destacamos a presença dum outro perfil, o do estudante que assimila características destas duas principais tendências dos cursos formativos. E como as Tecnologias Digitais de Informações e Comunicações contribuem para o fortalecimento deste perfil, ao mesmo tempo que preparam professores capazes de lidarem com as novidades tecnológicas presentes no dia a dia profissional. Palavras-chave: Perfis Docentes, Relações Acadêmicas, TDIC.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
NASCIMENTO, Luan Gabriel pessoa do et al. DA CONSTRUÇÃO DO ENSINO A PESQUISA: RETRATOS DO USO DE TDIC NA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1101>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC