A UTILIZAÇÃO DE HISTÓRIAS E QUADRINHOS NO ENSINO DE QUÍMICA: UM MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NOS ENPEC (PERÍODO 2011-2019)

  • Altair Pereira Tavares
  • Carmem Lúcia Costa Amaral

Resumo

Várias pesquisas têm mostrado a utilização de Histórias em Quadrinhos como um recurso didático facilitador da aprendizagem dos conteúdos escolares, entre eles, os de Química. Buscando contribuir com subsídios para compreender como os pesquisadores utilizam as Histórias em Quadrinhos nas aulas de química, nesse trabalho realizamos um mapeamento dos artigos publicados no Encontro Nacional de Educação em Ciências (ENPEC), no período de 2011 a 2019. O objetivo desse mapeamento foi identificar nesses trabalhos o conteúdo de Química mais abordado e a metodologia utilizada pelos pesquisadores na sua aplicação. O corpus foi composto por 12 trabalhos que foram analisados de acordo com Fiorentini (1994). Seguindo as orientações desse autor, os trabalhos foram divididos em dois focos temáticos: ensino e aprendizagem e formação de professores. Os resultados mostraram que as Histórias em Quadrinhos foram utilizadas no ensino de vários conteúdos de química e a metodologia mais utilizada foi a sua construção pelos estudantes e que essa construção contribuiu para a aprendizagem dos mesmos e mostrou que os futuros professores podem utilizar esse recurso didático no ensino de química. Desta forma, pode-se concluir que as Histórias em Quadrinhos propiciam maior compreensão dos conteúdos, tornando-se um importante recurso didático no processo ensino e aprendizagem de química.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
PEREIRA TAVARES, Altair; LÚCIA COSTA AMARAL, Carmem. A UTILIZAÇÃO DE HISTÓRIAS E QUADRINHOS NO ENSINO DE QUÍMICA: UM MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NOS ENPEC (PERÍODO 2011-2019). Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1102>. Acesso em: 15 jul. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Conteúdos educacionais – da produção à exibição