A UTILIZAÇÃO DE MAQUETE DIDÁTICA NOS ESTUDOS DE PRESERVAÇÃO DAS PLANÍCIES DE INUNDAÇÃO
Resumo
Nas grandes cidades se tornou corriqueira a manifestação de alagamentos e inundações. São diversos os fatores que corroboram para o acontecimento destes eventos tais como as mudanças climáticas características dos centros urbanos, a gestão inadequada dos recursos hídricos e a infraestrutura precária ou inexistente, no entanto, as ocupações em áreas de inundação, são o principal vetor para que os alagamentos e inundações continuem a causar perdas materiais e imateriais. O presente artigo tem como objetivo sensibilizar alunos do ensino fundamental I no que tange a necessidade e a importância da preservação das planícies de inundação. Para isto, integrou-se o lúdico de uma maquete, as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), que permitiu aos alunos compreender através de alguns conceitos da educação ambiental, o funcionamento dos processos naturais de drenagem que ocorrem nas planícies de inundação e como as ocupações nestas áreas são percursoras de inundações e alagamentos. Os resultados do presente trabalho permitem que a educação ambiental atue como agente de mudanças para as gerações futuras, diminuindo a incidência destes eventos.