A UTILIZAÇÃO DE MAQUETE DIDÁTICA NOS ESTUDOS DE PRESERVAÇÃO DAS PLANÍCIES DE INUNDAÇÃO

  • Karoline da Conceição Peron
  • Letícia Ribeiro Da Silva
  • Camila Molena de Assis
  • Lucas Delpino Claro

Resumo

Nas grandes cidades se tornou corriqueira a manifestação de alagamentos e inundações. São diversos os fatores que corroboram para o acontecimento destes eventos tais como as mudanças climáticas características dos centros urbanos, a gestão inadequada dos recursos hídricos e a infraestrutura precária ou inexistente, no entanto, as ocupações em áreas de inundação, são o principal vetor para que os alagamentos e inundações continuem a causar perdas materiais e imateriais. O presente artigo tem como objetivo sensibilizar alunos do ensino fundamental I no que tange a necessidade e a importância da preservação das planícies de inundação. Para isto, integrou-se o lúdico de uma maquete, as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), que permitiu aos alunos compreender através de alguns conceitos da educação ambiental, o funcionamento dos processos naturais de drenagem que ocorrem nas planícies de inundação e como as ocupações nestas áreas são percursoras de inundações e alagamentos. Os resultados do presente trabalho permitem que a educação ambiental atue como agente de mudanças para as gerações futuras, diminuindo a incidência destes eventos.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
DA CONCEIÇÃO PERON, Karoline et al. A UTILIZAÇÃO DE MAQUETE DIDÁTICA NOS ESTUDOS DE PRESERVAÇÃO DAS PLANÍCIES DE INUNDAÇÃO. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1103>. Acesso em: 09 dez. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Conteúdos educacionais – da produção à exibição