DA SALA DE AULA AO AMBIENTE VIRTUAL: ADAPTAÇÃO DOS/AS PROFESSORES/AS NA EDUCAÇÃO INFANTIL FRENTE AO CENÁRIO DA COVID-19
Resumo
Nesse momento em que o mundo vivencia uma pandemia devido ao COVID 19, este estudo tem o objetivo de comprovar a necessidade do uso dos recursos digitais nas aulas on-line e mostrar as dificuldades, as estratégias e os recursos digitais usados pelos/as professores/as. O governo de São Paulo (BR) propôs aulas remotas, para que os alunos/as não percam o contato com o aprendizado e possam estudar e realizar as atividades em suas casas, sem correr o risco de se infectarem com a doença COVID-19. Utilizamos a metodologia qualitativa, a partir de depoimentos coletados de professores/as de crianças entre 0 a 6 anos do ensino infantil de escolas públicas e privadas, analisando como estão aplicando seu plano de aula, o seu olhar para esse novo aprendizado e as interações entre professores e alunos. Somos um grupo de pesquisa vinculado ao CNPQ, intitulado “Fio Condutor para Metodologia Ativa”, com duas professoras/pesquisadoras/orientadoras e vinte pesquisadores discentes e ex-alunos, pedagogos/as, que nesse tempo de isolamento social, continuam as pesquisas totalmente virtuais. Palavras-chave: covid-19, professores, tecnologia, educação, ensino infantil.