A UTILIZAÇÃO DE MAQUETE DIDÁTICA PARA ENSINO DE ATERRO SANITÁRIO PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Resumo
Existem vários tipos de aprendizagem, uma delas é a aprendizagem significativa onde o foco é no papel do aprendiz e o processo de aprendizagem, que é construído através de interações feitas com o que já se sabe e o novo aprendizado. A educação ambiental contribui para a mudança de pensamentos em relação ao meio ambiente e seu equilíbrio sustentável. A proposta do trabalho é despertar o interesse do aluno no assunto, através de maquete, facilitando o aprendizado na materialização do conteúdo. O tema de aterro sanitário permite trabalhar a interdisciplinaridade, fazendo relação com as ciências da natureza. Utilizando questões retiradas de vestibulares e ENEM, após a apresentação das explicações foi realizada uma visita à uma escola de ensino médio na cidade de Jundiaí/SP. Observou-se pelos resultados que o 1º ano do ensino médio apresentou notas mais diversificadas que o 3º ano do ensino médio. Uma das alternativas para este diferencial é que o 3º ano já está mais acostumado com questões de múltipla escolha e tem um conhecimento mais condensado sobre os temas.