A UTILIZAÇÃO DE MAQUETE DIDÁTICA PARA ENSINO DE ATERRO SANITÁRIO PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

  • Pedro Henrique Piva Rodrigues
  • Caio Ogassawala Canever
  • Mariana Roberta Cardoso
  • Camila Molena de Assis
  • Silvio Cesar da Silva
  • Nicholas dos Santos Silva dos Santos Silva

Resumo

Existem vários tipos de aprendizagem, uma delas é a aprendizagem significativa onde o foco é no papel do aprendiz e o processo de aprendizagem, que é construído através de interações feitas com o que já se sabe e o novo aprendizado. A educação ambiental contribui para a mudança de pensamentos em relação ao meio ambiente e seu equilíbrio sustentável. A proposta do trabalho é despertar o interesse do aluno no assunto, através de maquete, facilitando o aprendizado na materialização do conteúdo. O tema de aterro sanitário permite trabalhar a interdisciplinaridade, fazendo relação com as ciências da natureza. Utilizando questões retiradas de vestibulares e ENEM, após a apresentação das explicações foi realizada uma visita à uma escola de ensino médio na cidade de Jundiaí/SP. Observou-se pelos resultados que o 1º ano do ensino médio apresentou notas mais diversificadas que o 3º ano do ensino médio. Uma das alternativas para este diferencial é que o 3º ano já está mais acostumado com questões de múltipla escolha e tem um conhecimento mais condensado sobre os temas.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
HENRIQUE PIVA RODRIGUES, Pedro et al. A UTILIZAÇÃO DE MAQUETE DIDÁTICA PARA ENSINO DE ATERRO SANITÁRIO PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1106>. Acesso em: 20 jun. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Conteúdos educacionais – da produção à exibição