DESAFIOS DA AUTORIA DOCENTE COM USO DA TECNOLOGIA

  • Mônia Daniela Dotta Martins Kanashiro

Resumo

O trabalho ora apresentado reflete sobre o processo de construção da autoria docente de professores da educação básica participantes de uma pesquisa de mestrado que buscava compreender as necessidades da formação de professores para uso das tecnologias nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A formação na qual baseou-se o estudo ocorreu entre abril e junho de 2019 e ofereceu às docentes participantes, aprendizagens relacionadas ao uso de uma ferramenta de autoria gratuita e online com potencial para favorecer a prática pedagógica num ensino híbrido, tendo como base teórica a Abordagem CCS (SCHLÜNZEN, 2000, 2015). A metodologia utilizada foi qualitativa do tipo investigação-ação, a partir da qual buscou-se não apenas gerar conhecimentos, mas contribuir para melhorias da prática educativa dos participantes. No decorrer da pesquisa e em sua conclusão, observou-se que o uso da tecnologia no ensino exige do professor competências que vão além daquelas desenvolvidas no trabalho presencial de sala de aula, demonstrando que, o professor precisa se reinventar profissionalmente e ressignificar a presencialidade da sala de aula a partir dos meios digitais, o que o torna também um autor. Palavras-chave: Autoria docente. Abordagem CCS. Formação de Professores. Tecnologias na Educação.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
KANASHIRO, Mônia Daniela Dotta Martins. DESAFIOS DA AUTORIA DOCENTE COM USO DA TECNOLOGIA. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1111>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC