A EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: TRANSFORMAÇÕES NO ENSINO DEVIDO AO NOVO CORONAVÍRUS
Resumo
O objetivo do estudo foi analisar as mudanças e adaptações implantadas no Sistema Educacional acarretadas pelo o Novo Coronavírus. O mundo passa por uma reordenação tentando minimizar os impactos da pandemia no Brasil, e especificamente na educação não é dissemelhante. Com base nisso, o governo brasileiro busca medidas educacionais para que essa área não seja bruscamente afetada diante do vírus. Assim, a pesquisa inicialmente busca compreender os efeitos da pandemia na educação e como o novo vírus está transformando esse contexto. Dessa maneira, investigou-se o arcabouço teórico sobre o tema, através de fontes documentais redigidas até o momento atua, a fim de construir embasamentos para subsidiar a análise. Em um segundo momento, reconstituiu-se os parâmetros e criou-se uma reflexão sobre o que mudou na educação em tempos de pandemia. Viu-se que por mais que a implementação do ensino à distância seja uma possibilidade, muitos indivíduos não possuem acesso às informações dos meios digitais o que interfere na busca por uma educação de qualidade que é direito de todos os cidadãos brasileiros. Ademais, observou-se também o aumento da desigualdade social neste período caótico em que todo o mundo se encontra e busca se reestruturar.