A EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: TRANSFORMAÇÕES NO ENSINO DEVIDO AO NOVO CORONAVÍRUS

  • Bruna Beatriz da Rocha
  • Gustavo Ferreira Quintão

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar as mudanças e adaptações implantadas no Sistema Educacional acarretadas pelo o Novo Coronavírus. O mundo passa por uma reordenação tentando minimizar os impactos da pandemia no Brasil, e especificamente na educação não é dissemelhante. Com base nisso, o governo brasileiro busca medidas educacionais para que essa área não seja bruscamente afetada diante do vírus. Assim, a pesquisa inicialmente busca compreender os efeitos da pandemia na educação e como o novo vírus está transformando esse contexto. Dessa maneira, investigou-se o arcabouço teórico sobre o tema, através de fontes documentais redigidas até o momento atua, a fim de construir embasamentos para subsidiar a análise.  Em um segundo momento, reconstituiu-se os parâmetros e criou-se uma reflexão sobre o que mudou na educação em tempos de pandemia. Viu-se que por mais que a implementação do ensino à distância seja uma possibilidade,  muitos indivíduos não possuem acesso às informações dos meios digitais o que interfere na busca por uma educação de qualidade que é direito de todos os cidadãos brasileiros. Ademais, observou-se também o aumento da desigualdade social neste período caótico em que todo o mundo se encontra e busca se reestruturar.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
ROCHA, Bruna Beatriz da; QUINTÃO, Gustavo Ferreira. A EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: TRANSFORMAÇÕES NO ENSINO DEVIDO AO NOVO CORONAVÍRUS. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1122>. Acesso em: 29 set. 2023.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC