A EDUCAÇÃO MIDIÁTICA E TECNOLÓGICA NO BRASIL: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA BNCC VIA EAD

  • Jonara Medeiros Siqueira
  • Ana Beatriz Gomes CARVALHO

Resumo

Este trabalho analisa o curso "Educação Midiática e a BNCC” ofertado pelo Instituto Palavra Aberta pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini com intuito de verificar a adequação de materiais e métodos didáticos aos diversos contextos socioculturais do Brasil, considerando o que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) orienta para a formação em Educação Midiática. O curso, cujo público alvo são professores de escolas públicas e privadas do país, objetiva ampliar a reflexão sobre a atuação jornalísticomidiático, tema que faz parte do conteúdo de Língua Portuguesa da BNCC, a qual se ampara na Alfabetização Midiática Informacional (AMI), que utiliza as Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). Assim, analisamos metodologia e conteúdo do curso, tendo como método operativo, o referencial de Bardin (1977) e, como base teórica sobre educação e comunicação, o pensamento de Freire (1983), Martín-Barbero (2004), Wolton (2006) e Alsina (2009). 

Publicado
2020-08-28
Como Citar
SIQUEIRA, Jonara Medeiros; CARVALHO, Ana Beatriz Gomes. A EDUCAÇÃO MIDIÁTICA E TECNOLÓGICA NO BRASIL: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA BNCC VIA EAD. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1123>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC