A EDUCAÇÃO PÚBLICA EM CONTEXTOS DE PANDEMIA: PERPLEXIDADES E RECRIAÇÕES DO PEDAGÓGICO

  • Michele Marta Moraes Castro
  • Kátia Morosov Alonso

Resumo

A presente pesquisa em andamento tem como objetivo investigar cultura digital na educação, considerando o contexto de uso intenso das tecnologias da informação e comunicação (TIC) em tempos de isolamento social, sobretudo ao se impor ao escolar trabalho mediado por elas. A pesquisa está vinculada ao grupo de pesquisa Laboratório de Estudos sobre Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação (LêTECE) e busca analisar ações que impactam diretamente as escolas públicas de educação básica, na oferta da educação mediada pelas TIC. Há desconforto e incompreensões gerados não só pela falta de acesso a equipamentos e rede internet por grande parte dos que frequentam o espaço escolar público, bem como a ausência de debate sobre o fazer e saber escolares que poderiam apoiar alternativas para o caso. Mais uma vez iniciativas autoritárias e


pouco implicadas com as realidades escolares foram a tônica das proposições em andamento. A pesquisa terá por lócus escolas da educação básica da rede municipal de ensino de Cuiabá/MT, tentando evidenciar os principais desafios enfrentados pela gestão, professores, alunos e pais de alunos na oferta de ensino mediado pelas TIC, promovendo reflexões sobre o acesso universal à educação e as limitações que se impõem para tanto. A pesquisa tem abordagem qualitativo, com análise sobre os contextos da oferta de ensino mediado pelas TIC.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
CASTRO, Michele Marta Moraes; ALONSO, Kátia Morosov. A EDUCAÇÃO PÚBLICA EM CONTEXTOS DE PANDEMIA: PERPLEXIDADES E RECRIAÇÕES DO PEDAGÓGICO. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1124>. Acesso em: 22 jun. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC