A EDUCAÇÃO PÚBLICA EM CONTEXTOS DE PANDEMIA: PERPLEXIDADES E RECRIAÇÕES DO PEDAGÓGICO
Resumo
A presente pesquisa em andamento tem como objetivo investigar cultura digital na educação, considerando o contexto de uso intenso das tecnologias da informação e comunicação (TIC) em tempos de isolamento social, sobretudo ao se impor ao escolar trabalho mediado por elas. A pesquisa está vinculada ao grupo de pesquisa Laboratório de Estudos sobre Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação (LêTECE) e busca analisar ações que impactam diretamente as escolas públicas de educação básica, na oferta da educação mediada pelas TIC. Há desconforto e incompreensões gerados não só pela falta de acesso a equipamentos e rede internet por grande parte dos que frequentam o espaço escolar público, bem como a ausência de debate sobre o fazer e saber escolares que poderiam apoiar alternativas para o caso. Mais uma vez iniciativas autoritárias e
pouco implicadas com as realidades escolares foram a tônica das proposições em andamento. A pesquisa terá por lócus escolas da educação básica da rede municipal de ensino de Cuiabá/MT, tentando evidenciar os principais desafios enfrentados pela gestão, professores, alunos e pais de alunos na oferta de ensino mediado pelas TIC, promovendo reflexões sobre o acesso universal à educação e as limitações que se impõem para tanto. A pesquisa tem abordagem qualitativo, com análise sobre os contextos da oferta de ensino mediado pelas TIC.