A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO FERRAMENTA INTERDISCIPLINAR NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM AUTISMO NO ENSINO BÁSICO

  • ANA PAULA BORGES DE SOUZA
  • Ademir Hilário de Souza
  • Lidiane Silva Torres

Resumo

O presente estudo tem como objetivo principal abordar algumas reflexões e indagações sobre a utilização de tecnologias digitais como metodologia interdisciplinar na prática pedagógica de crianças autistas no ensino básico, com base na educação inclusiva. De acordo com as diretrizes nacionais para educação especial no ensino básico, no artigo 18, todo professor deve desenvolver habilidades para trabalhar com alunos com necessidades educacionais especiais, na perspectiva da educação inclusiva. Neste contexto, este trabalho se propõe a contribuir para a ampliação do debate sobre práticas interdisciplinares e inclusivas. Deste modo, o artigo nos ajuda a construir uma base reflexiva e analítica para entender: a) é possível repensar as práticas pedagógicas interdisciplinares na educação inclusiva? É nessa faixa que o artigo nos ajuda a entender a abordagem da interdisciplinaridade como uma importante perspectiva para a educação inclusiva, além da inserção apenas do aluno na escola, uma vez que os alunos com autismo a partir das diretrizes do Plano Nacional de Educação Especial começaram a frequentar escolas regulares. Com isso em mente, propomos analisar como ferramentas pedagógicas, como o uso de tecnologia digitais combinada com aplicações educacionais, podem influenciar no processo de ensino-aprendizagem de alunos com autismo. Portanto, o presente estudo constatou que existe um grande desafio ao trabalhar metodologicamente a interdisciplinaridade como uma abordagem-chave na educação inclusiva e que a tecnologia, como a ferramenta livox, surgiu como uma possibilidade para a prática interdisciplinar inclusiva.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
PAULA BORGES DE SOUZA, ANA; HILÁRIO DE SOUZA, Ademir; SILVA TORRES, Lidiane. A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO FERRAMENTA INTERDISCIPLINAR NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM AUTISMO NO ENSINO BÁSICO. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1125>. Acesso em: 20 set. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Conteúdos educacionais – da produção à exibição