A EDUCAÇÃO REMOTA EM TEMPOS DE PANDEMIA: DISCUTINDO OS PROCESSOS ENSINO-APRENDIZAGEM E AS FLEXIBILIZAÇÕES DOS PROCESSOS EDUCATIVOS

  • bruna giovanelli dias
  • GUILHERME AUGUSTO MACIEL RIBEIRO

Resumo

Propõe-se neste artigo discutir sobre as percepções sobre as inserções da cultura digital no contexto ensino-aprendizagem, nas séries finais do Ensino Fundamental, com vistas a tecer reflexões sobre as práticas educativas digitais exercitadas por professores das escolas públicas estaduais do Sul do Estado do Espírito Santo. O percurso metodológico constituiu-se pela observação e análise das principais práticas educativas exercidas pelos professores nos processos ensino-aprendizagem de Ciências da Natureza, as quais são disciplinadas pelo Programa EscoLAR implementado pelo governo do Estado do Espírito Santo para sua rede estadual de ensino. Os resultados preliminares sinalizam para hibridização do ensino, a transposição dos meios físicos de ensino para os ambientes virtuais de aprendizagem e a maior exploração dos recursos tecnológicos digitais nos processos educativos. Além disso, salienta-se o papel fundamental dos professores na mediação remota do processo de escolarização dos estudantes, assim como a significativa participação dos mesmos durante a vigência do Programa EscoLAR em meio à pandemia causada pelo Covid-19.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
DIAS, bruna giovanelli; RIBEIRO, GUILHERME AUGUSTO MACIEL. A EDUCAÇÃO REMOTA EM TEMPOS DE PANDEMIA: DISCUTINDO OS PROCESSOS ENSINO-APRENDIZAGEM E AS FLEXIBILIZAÇÕES DOS PROCESSOS EDUCATIVOS. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1126>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC