A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS INTERATIVAS COMO AUXÍLIO NA APRENDIZAGEM MUSICAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL

  • Elias do Nascimento Melo Filho
  • Jonas Ramos Camelo

Resumo

Este trabalho apresenta uma percepção acerca de como pode ser utilizada algumas tecnologias interativas e colaborativas, disponíveis na internet e preferencialmente de forma open-source, para auxiliar a aprendizagem musical de pessoas com deficiências visuais (PcDV). Para tanto, comprovando todos os recursos apresentados neste artigo e validando as propostas apresentadas, entrevistamos uma professora que ensina a área musical para as pessoas com deficiência visual, na Escola de Música de Brasília, para entendermos como e quais são as possibilidades de utilização de algumas ferramentas tecnológicas para facilitar a aprendizagem musical deste público. Neste trabalho utilizamos a metodologia de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, no qual chegamos as considerações de que os professores atuantes nesta vertente estão realmente sempre aperfeiçoando suas metodologias de ensino-aprendizagem para que as pessoas com deficiência visual possam aprender música, principalmente para que elas aprendam a leitura de partitura e nuances musicais.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
DO NASCIMENTO MELO FILHO, Elias; RAMOS CAMELO, Jonas. A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS INTERATIVAS COMO AUXÍLIO NA APRENDIZAGEM MUSICAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1127>. Acesso em: 02 out. 2023.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Conteúdos educacionais – da produção à exibição