A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS INTERATIVAS COMO AUXÍLIO NA APRENDIZAGEM MUSICAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Resumo
Este trabalho apresenta uma percepção acerca de como pode ser utilizada algumas tecnologias interativas e colaborativas, disponíveis na internet e preferencialmente de forma open-source, para auxiliar a aprendizagem musical de pessoas com deficiências visuais (PcDV). Para tanto, comprovando todos os recursos apresentados neste artigo e validando as propostas apresentadas, entrevistamos uma professora que ensina a área musical para as pessoas com deficiência visual, na Escola de Música de Brasília, para entendermos como e quais são as possibilidades de utilização de algumas ferramentas tecnológicas para facilitar a aprendizagem musical deste público. Neste trabalho utilizamos a metodologia de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, no qual chegamos as considerações de que os professores atuantes nesta vertente estão realmente sempre aperfeiçoando suas metodologias de ensino-aprendizagem para que as pessoas com deficiência visual possam aprender música, principalmente para que elas aprendam a leitura de partitura e nuances musicais.