ACESSIBILIDADE DIGITAL PARA A DIFUSÃO DO CONHECIMENTO
Resumo
O acesso à internet, ainda que com restrições, tem se tornado cada vez mais democratizado, principalmente no atual cenário de pandemia. Nesse contexto, as questões de acessibilidade e de inclusão digital são tema do presente estudo, o qual tem o objetivo de desenvolver um portal acessível para disponibilizar os trabalhos de conclusão de curso (TCCs) da Licenciatura em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos. No âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica (PIBIT/CNPq) e à luz do Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (e-MAG) e W3C, foi possível compreender e desenvolver um ambiente virtual com usabilidade na perspectiva do Universal Design. Dentre os diversos aspectos do portal, preocupou-se em: a) disponibilizar os TCCs em ordem alfabética com base no primeiro nome dos autores; b) converter os arquivos em dois formatos legíveis por leitores de tela (PDF e ODT); c) fazer a verificação do ambiente com leitores de tela (NVDA e Virtual Vision); d) validar o ambiente com a cooperação de pessoas com deficiência visual (cegueira e baixa visão). Notou-se que o desenvolvimento de um site que considere as questões de acessibilidade é de fundamental importância, enquanto direitos humanos, ao possibilitar o acesso à informação por parte da pessoa com deficiência e demais parcelas da sociedade que possua algum tipo de dificuldade, garantindo assim sua inclusão social e digital.