A TECNOLOGIA NO CONTEXTO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO PROCESSO DE LEITURA

  • Natália Elvira Sperandio

Resumo

o presente trabalho tem a finalidade de apresentar breve discussão acerca da forma pela qual o ensino de leitura pode ser desenvolvido por meio de metodologias ativas de aprendizagem, nesse caso, em especial, através da proposta da sala de aula invertida em conjunto com a plataforma de ensino GoConqr. Nosso intuito é demonstrar, a partir de experiências vivenciadas no ensino de leitura no nível superior, de que forma essas metodologias podem auxiliar no ensinoaprendizagem de nossos alunos, tornando-os leitores críticos e competentes, ao colocá-los no centro desse processo e o professor como mediador. Para isso, tomaremos como arcabouço teórico a perspectiva de leitura interacionista, proposta por Koch e Elias (2013), em conjunto com os trabalhos de Bergmann e Sams (2016), sobre sala de aula invertida. Cabe destacar que a presente pesquisa, iniciada em um curso superior de uma instituição privada, encontra-se em andamento, sendo que no presente momento a mesma está sendo desenvolvida em cursos superiores de uma instituição pública. Como resultado preliminares, observamos que, ao utilizarmos essa plataforma, com a construção de disciplinas compartilhadas com nossos alunos, houve maior interação e problematização das questões propostas em sala de aula, fazendo com que a leitura ultrapassasse a mera decodificação dos elementos presentes na superfície textual.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
SPERANDIO, Natália Elvira. A TECNOLOGIA NO CONTEXTO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO PROCESSO DE LEITURA. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1131>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC