A UTILIZAÇÃO DA GAMIFICAÇÃO COMO ELEMENTO DE ENGAJAMENTO DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Thaísa Leal da Silva
  • Amilton Rodrigo de Quadros Martins
  • Bruna Elisabete Vancini

Resumo

Os mesmos fatores que fazem a maioria dos jogos serem altamente motivadores, também os tornam ambientes de aprendizagem. O aluno precisa de experiências efetivas que o motivem a se envolver no processo de aprendizagem e nesse sentido é possível observar que os designers de jogos investem muito no quesito ambiente motivador de aprendizagem. Neste contexto, quando se fala em gamificação se busca uma criação de experiências que mantenham os indivíduos envolvidos, engajados e focados na obtenção de aprendizagem de forma positiva e significativa. Este trabalho tem como objetivo principal analisar como o engajamento dos estudantes pode ser potencializado quando estes criam seus próprios materiais educacionais através do desenvolvimento de jogos utilizando princípios de gamificação. Como metodologia, foram realizadas cinco oficinas de desenvolvimento de jogos educacionais usando a gamificação, com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, para avaliar como a criação desses jogos feitos pelos estudantes pode influenciar no desenvolvimento de sua aprendizagem. Como resultados, foi possível verificar que o aprendizado baseado em jogos com o uso de técnicas de gamificação, auxilia no engajamento dos alunos e na sua concentração, desafiando os mesmos a desenvolverem suas capacidades, trabalhar com suas limitações e trabalhar em equipe.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
SILVA, Thaísa Leal da; MARTINS, Amilton Rodrigo de Quadros; VANCINI, Bruna Elisabete. A UTILIZAÇÃO DA GAMIFICAÇÃO COMO ELEMENTO DE ENGAJAMENTO DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1132>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC