A ÊNFASE DO ALUNO PROTAGONISTA EM TEMPOS DE PANDEMIA

  • MALTON DE OLIVEIRA FUCKNER

Resumo

O texto a seguir, propõe uma reflexão sobre as concepções da aprendizagem, baseadas nos modelos curriculares tradicionais, em contrapartida às inserções metodológicas mais inovadoras, ancoradas em práticas com tecnologias digitais na educação. Percebendo-se adaptações ao processo escolar tradicional, motivadas pelo isolamento social, em virtude da pandemia por Covid-19, baseando-se em pesquisas sobre cultura digital, em que os alunos estão imersos, destacou-se mudanças nas concepções do aprender nessa cultura. Por meio da metodologia de estudo de caso, analisou-se uma oficina de criação de jogos, com o objetivo de apontar indícios da aprendizagem ativa no desenvolvimento de competências (PERRENOUD, 1999), sob um modelo de currículo para a vida (ALMEIDA; VALENTE, 2011). Conclui-se que, devidamente inteirados de tal realidade, educadores e famílias tem diante de si, elementos suficientes para a construção de uma nova concepção integradora dessas metodologias ativas. O que pode ser traduzido como: ressignificação do currículo nas práticas escolares de hoje.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
FUCKNER, MALTON DE OLIVEIRA. A ÊNFASE DO ALUNO PROTAGONISTA EM TEMPOS DE PANDEMIA. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1134>. Acesso em: 19 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC