A ESCUTA MELÓDICA E A INFLUÊNCIA DO TIMBRE INSTRUMENTAL COM USO DAS TDIC: UM ESTUDO EM ANDAMENTO

  • Jessé Meier de Andrade
  • Cristiane Hatsue Vital Otutumi

Resumo

Este trabalho é a síntese de uma pesquisa de Mestrado em Música em andamento. O objetivo é investigar se a proximidade com um timbre instrumental facilita a percepção melódica de estudantes de música em sua aprendizagem. Trata-se de uma abordagem qualitativa cuja metodologia estrutura-se na coleta de dados por meio do Google Forms em três etapas: 1) questionário, para conhecer o perfil de rotina dos participantes com seus instrumentos musicais; 2) oferecimento de atividades musicais auditivas com variação de timbres instrumentais; 3) aplicação da escala DFS-2 (JACKSON e EKLUND, 2004) após os testes auditivos, para observar as operações mentais cognitivas (concentração) na atividade realizada. Espera-se que as respostas auxiliem alunos e professores de música a aprimorarem suas atitudes em relação às tarefas auditivas e a utilizarem recursos de gravação em áudio de seu instrumento para motivar uma escuta mais refinada.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
ANDRADE, Jessé Meier de; OTUTUMI, Cristiane Hatsue Vital. A ESCUTA MELÓDICA E A INFLUÊNCIA DO TIMBRE INSTRUMENTAL COM USO DAS TDIC: UM ESTUDO EM ANDAMENTO. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1136>. Acesso em: 20 jun. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC