ACESSOS AO PORTAL DE VIDEOAULAS UFF COMO FERRAMENTA DE ANÁLISE DO ESTUDO PROATIVO EM TEMPOS DE PANDEMIA E ISOLAMENTO SOCIAL

  • Rodrigo Silva de Brito
  • I A. Moraes
  • F. C. F Brito

Resumo

A pandemia da Covid-19 provocou, direta ou indiretamente, impactos nas diversas esferas da sociedade. No caso das atividades de ensino, haja vista o grande risco de contágio em aglomerações, a suspensão da educação presencial foi uma das primeiras medidas tomadas pela maior parte dos líderes e autoridades sanitárias. Diante da grave crise, ficou patente que estudantes e professores precisarão se reinventar, e a educação à distância (EaD), já conhecida e utilizada por muitos, pode ser uma das chaves para a manutenção das atividades educacionais. O Portal de vídeo aulas UFF foi uma ferramenta assíncrona de EaD criada de forma pioneira por uma universidade pública brasileira, possuindo como proposta a disponibilização de videoaulas gratuitas, construídas por seu corpo docente e disponibilizadas para os públicos interno e externo da universidade. Criado em 2007, conta com a colaboração de professores e alunos bolsistas na produção, divulgação e atualização da plataforma, e conta com 827 videoaulas. Buscando identificar se o isolamento social produziria um aumento de buscas por conteúdos oferecidos em tempos de pandemia, foi feita uma análise de dados estatísticos relacionados aos acessos no Portal. Essa análise nos permitiu constatar que o portal, que geralmente cursa com picos de acessos durante o período letivo e decréscimo na ausência de aulas, obteve aumento dos acessos durante o isolamento social, equiparando-se e, por vezes, ultrapassando a média registrada em períodos letivos.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
SILVA DE BRITO, Rodrigo; A. MORAES, I; C. F BRITO, F.. ACESSOS AO PORTAL DE VIDEOAULAS UFF COMO FERRAMENTA DE ANÁLISE DO ESTUDO PROATIVO EM TEMPOS DE PANDEMIA E ISOLAMENTO SOCIAL. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1138>. Acesso em: 02 out. 2023.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Conteúdos educacionais – da produção à exibição