A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

  • Michael Santos Silva
  • Zuleilka Zamoner
  • Antonio Rodolfo Souza da Silva
  • Juliana Marcondes Bussolotti
  • Patricia Ortiz Monteiro

Resumo

Este trabalho relata as discussões iniciais sobre a formação docente na modalidade a distância desenvolvida em um Programa de Mestrado Profissional em Educação. O estudo visa apontar os indicadores da formação docente em pedagogia no Brasil e expor o perfil dos graduandos desse curso na modalidade a distância da maior Instituição municipal de Ensino Superior do Brasil. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada com abordagem qualiquantitava. A coleta de dados, foi efetuada por meio de pesquisa bibliográfica e questionário. Teoricamente, a discussão foi embasada em Alves (2011), Gatti et al, (2019), Moran (2011), Nóvoa (2017), Tardif (2013) e o Censo da Educação Superior (2018).  A análise dos dados evidenciou que a EaD apresenta uma relevância social, o da acessibilidade, já que mais de 60% dos licenciandos em pedagogia no país estão nesta modalidade. Assim, os resultados desse estudo destacam os desafios que os estudantes de pedagogia passam para conseguir concluir um curso superior, principalmente porque ficou explícito a figura feminina, mãe e trabalhadora.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
SILVA, Michael Santos et al. A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1139>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC