A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

  • Bárbara de Castro Pimentel Figueiredo

Resumo

A formação de professores para o ensino superior é muito bem embasada em seus saberes disciplinares específicos, enquanto outros saberes não são tão valorizados. Muitas vezes, as concepções pedagógicas são deixadas de lado em prol de um investimento massivo em atividades relacionadas à pesquisa acadêmica. Da mesma forma, temas mais recentes como a produção e uso de tecnologias digitais de informação e comunicação também não são frequentemente abordados. Para avaliar se os estudantes de pós-graduação se sentem preparados para se tornarem docentes de nível superior utilizando tecnologias digitais, um formulário online foi preparado e divulgado entre pós-graduandos. A amostra analisada foi coerente com dados acerca da distribuição de bolsas de pós-graduação no país. A maioria dos estudantes se sente segura para exercer a docência em nível superior em sua área de concentração e nota-se que a segurança desses futuros professores está relacionada com o tipo de formação que eles receberam. Disciplinas relacionadas à produção e uso de tecnologias digitais ainda não estão presentes na formação desses futuros professores. Ainda assim, a maioria dos estudantes reconhece a importância de tecnologias digitais e pretende lecionar utilizando mais recursos que seus professores. Para suprir a carências de conhecimentos sobre o assunto, os estudantes consideram investir em algum tipo de formação diferenciada.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
FIGUEIREDO, Bárbara de Castro Pimentel. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1145>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC