A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) NA APLICAÇÃO DO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
Resumo
Esse artigo tem como tema “A utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) na aplicação do currículo de Ciências da Natureza” e está pautado nas observações realizadas acerca dos problemas enfrentados por professores que ministram aulas no munícipio de Jauru - MT e de Brasil, por meio estudos e leituras, levantamentos e publicações. Nesse contexto o objetivo é analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores e a utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação na aplicação do currículo de Ciências da Natureza nos anos finais do ensino fundamental nas escolas públicas do município de Jauru – MT. Por assim ser, o artigo apresenta como abordagem metodológica a pesquisa qualitativa, adotando como instrumento de coleta de dados o questionário. Nesse viés o uso das Tecnologias Digitais, devem ser vistas como uma proposta importante de práticas de ensino, permitindo grandes avanços no desenvolvimento e na satisfação de ensinar e aprender. Para tanto, pretende-se com os resultados obtidos apresentar estratégias significativas que contribuam como elemento valorizador para as práticas aplicadas no contexto do ambiente escolar, frente aos avanços e desafios encontrados pelos docentes no que diz respeito a formação e a construção de uma aprendizagem satisfatória.