A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIO DO DOCENTE EM TEMPO DA PANDEMIA COVID-19

  • DARCILENE RAMOS LOPES

Resumo

O objetivo deste artigo de revisão bibliográfica e pesquisa de campo foi analisar diante das dificuldades enfrentadas pelo docente o uso correto das novas tecnologias como o ensino a distância em tempo da pandemia de Covid-19. A tecnologia foi utilizada para potencializar o ensino de qualidade. É necessário fazer a utilização correta das mídias na educação, além do profissional ser preparado e habilitado, com a finalidade de promover a qualidade do ensino na modalidade EAD e, diante da situação emergencial, tornou-se o maior desafio do professor em tempo de Covid-19. Observa-se que as escolas particulares e públicas não estavam preparadas para esse incremento de modalidade EAD. Com um olhar crítico e reflexivo o profissional da modalidade EAD deve ser muito bem preparado, tendo a seu dispor uma plataforma estruturada, com cronograma e planejamento, além de ter um processo de formação do professor alinhado com suas atividades. A maior dificuldade do docente que não está habituado com a modalidade EAD, é de como vai ensinar o que não aprendeu. Percebe-se a fragilidade desse docente diante do cenário, além de maior desgaste emocional e sobrecarga.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
LOPES, DARCILENE RAMOS. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIO DO DOCENTE EM TEMPO DA PANDEMIA COVID-19. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1150>. Acesso em: 22 jun. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC