A UTILIZAÇÃO DE APLICATIVOS DE MENSAGENS COMO FERRAMENTA PARA A EDUCAÇÃO REMOTA EMERGENCIAL NO ENSINO SUPERIOR

  • Verônica Moreira Souto Ferreira

Resumo

A partir das medidas implementadas a fim de conter o progresso da pandemia de COVID-19, órgãos governamentais propuseram mudanças no modelo educacional padrão (BRASIL, 2020). As determinações governamentais propõem a adoção do ensino remoto, tendo em vista a necessidade de se manter um calendário letivo semelhante ao proposto antes da pandemia, porém sem o contato inerente à educação tradicional. Assim, os aplicativos de mensagens, tais como o WhatsApp e Telegram, apresentam-se como alternativa para a continuidade do ensino remoto, já que são largamente utilizados pela população. Nesse sentido, o objetivo dessa pesquisa foi apresentar esse tipo de aplicativo como ferramenta alternativa para continuidade do trabalho docente no ensino superior. Foi possível identificar que a utilização de aplicativos de mensagens permite uma educação remota acessível a grande parte dos discentes, já que a maioria faz uso de smartphones. Desse modo, sinalizamos a importância da continuidade de pesquisas mais aprofundadas sobre alternativas acessíveis de ensino remoto, a fim de contribuir com a continuidade das aulas em situações que demandem isso, além da importância de manter uma contínua discussão sobre questões de exclusão digital e desigualdades sociais.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
FERREIRA, Verônica Moreira Souto. A UTILIZAÇÃO DE APLICATIVOS DE MENSAGENS COMO FERRAMENTA PARA A EDUCAÇÃO REMOTA EMERGENCIAL NO ENSINO SUPERIOR. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1151>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC