A EDUCAÇÃO DA POLEGARZINHA NO CURSO DE PEDAGOGIA: OLHARES DOCENTES

  • Amanda Aparecida do Sacramento
  • Maria Emanuela Esteves dos Santos

Resumo

O presente artigo tem como proposta levantar as percepções de docentes, atuantes no curso superior de Pedagogia, de uma Universidade Federal do estado de Minas Gerais, sobre o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação por seus alunos e quais os desdobramentos desse uso na construção do conhecimento em sala de aula. A partir das leituras de obras do filósofo francês Michel Serres, buscou-se pensar as mudanças na educação, bem como o próprio movimento de educar, diante da inserção cada vez maior dos alunos no mundo das tecnologias digitais. Desse modo, o objetivo principal da pesquisa é verificar as formas recorrentes de aprendizagem, da população Polegarzinha no ensino superior e de que maneira se dá a aprendizagem em sala de aula, assim como a relação entre os discentes e os professores e com a própria instituição de ensino, uma vez que esses não são mais os únicos espaços detentores da informação e do conhecimento a ser ensinado hoje.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
SACRAMENTO, Amanda Aparecida do; SANTOS, Maria Emanuela Esteves dos. A EDUCAÇÃO DA POLEGARZINHA NO CURSO DE PEDAGOGIA: OLHARES DOCENTES. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1152>. Acesso em: 20 set. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC