A UTILIZAÇÃO DE APLICATIVOS DE REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA NO ENSINO DE GEOGRAFIA.

  • Carina Petsch
  • Naomi André Cambará Barbosa
  • Natália Lampert Batista

Resumo

É notório que atualmente o uso das tecnologias tem crescido dentro do ambiente escolar. O objetivo desta pesquisa é propor a aplicação de Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV) para o ensino de biomas e Cartografia na Geografia. O aplicativo Google Expedições aqui é sugerido para se trabalhar o assunto biomas com alunos do sexto ano do ensino fundamental. O aplicativo permite o contato com biomas distantes da realidade do aluno brasileiro, como Tundra, Florestas temperadas e de Coníferas. O aplicativo Evobooks será utilizado para mostrar projeções para alunos do 6° e 7° ano do ensino fundamental e as distorções da transposição do globo terrestre para uma representação em duas dimensões. O aplicativo Geografia RA será utilizado para se trabalhar com coordenadas geográficas com alunos do 6° ano. Uma oficina com o Google Expedições, sobre o assunto Mudanças climáticas, já foi aplicada com alunos de nono ano. Os alunos não demonstraram dificuldade em manusear o aplicativo, porém o assunto foi pouco compreendido por ser muito complexo. Portanto, é preciso estruturar de maneira adequada a inserção da RA e RV no ensino de Geografia, para que não se tornem somente um momento alheio de uso do celular na aula.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
PETSCH, Carina; BARBOSA, Naomi André Cambará; BATISTA, Natália Lampert. A UTILIZAÇÃO DE APLICATIVOS DE REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA NO ENSINO DE GEOGRAFIA.. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1154>. Acesso em: 18 mar. 2025.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC