A UTILIZAÇÃO DE APLICATIVOS DE REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA NO ENSINO DE GEOGRAFIA.
Resumo
É notório que atualmente o uso das tecnologias tem crescido dentro do ambiente escolar. O objetivo desta pesquisa é propor a aplicação de Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV) para o ensino de biomas e Cartografia na Geografia. O aplicativo Google Expedições aqui é sugerido para se trabalhar o assunto biomas com alunos do sexto ano do ensino fundamental. O aplicativo permite o contato com biomas distantes da realidade do aluno brasileiro, como Tundra, Florestas temperadas e de Coníferas. O aplicativo Evobooks será utilizado para mostrar projeções para alunos do 6° e 7° ano do ensino fundamental e as distorções da transposição do globo terrestre para uma representação em duas dimensões. O aplicativo Geografia RA será utilizado para se trabalhar com coordenadas geográficas com alunos do 6° ano. Uma oficina com o Google Expedições, sobre o assunto Mudanças climáticas, já foi aplicada com alunos de nono ano. Os alunos não demonstraram dificuldade em manusear o aplicativo, porém o assunto foi pouco compreendido por ser muito complexo. Portanto, é preciso estruturar de maneira adequada a inserção da RA e RV no ensino de Geografia, para que não se tornem somente um momento alheio de uso do celular na aula.