A FORMAÇÃO DE UMA COMUNIDADE DE PRÁTICA COMO RESPOSTA À CRISE: A CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS PARA A APRENDIZAGEM MEDIADA POR COMPUTADOR

  • Ana Luiza de Oliveira Melo
  • Cecília Gabriela Nepomuceno Souza
  • João Pedro Cirino Marques

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiência sobre a formação de uma Comunidade de Prática - CoP - (WENGER, 2010), ocorrida durante as atividades de uma capacitação online, destinada a professores de línguas. A capacitação e a decorrente formação da CoP foram motivadas pela necessidade de transição do ensino presencial para o mediado por computador, frente à situação de crise imposta pela pandemia de Corona vírus no primeiro trimestre de 2020. Durante essa atividade de formação docente, foram promovidos webinars e foram criados fóruns de discussão online, nos quais os professores interagiram sobre temas relevantes para a prática docente situada (OLIVEIRA, 2012). Entre esses temas, alguns obtiveram maior destaque: (a) (dita) dicotomia entre o ensino síncrono e assíncrono de idiomas; b) o gerenciamento do tempo de aula na aprendizagem mediada por computador e 3) o ensino de habilidades orais por meio de ferramentas online.  Para a coleta de dados deste estudo, foram analisadas as interações desenvolvidas nos fóruns, o que foi feito de acordo com as três dimensões identificadas em uma CoP, conforme Wenger (1998): (a) o empreendimento conjunto; (b) o engajamento mútuo e (c) o repertório compartilhado. Os resultados deste estudo indicam a relevância da formação de CoPs para a superação de momentos de crise. Eles também apontam para a importância da formação de uma rede de colaboração como forma de incentivar o protagonismo docente. Além disso, o registro do trabalho conjunto reflexivo e situado (OLIVEIRA, 2012) mostrou-se crucial frente à necessidade de uma mudança do ensino presencial para a aprendizagem de idiomas mediada por computador durante a pandemia.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
MELO, Ana Luiza de Oliveira; SOUZA, Cecília Gabriela Nepomuceno; MARQUES, João Pedro Cirino. A FORMAÇÃO DE UMA COMUNIDADE DE PRÁTICA COMO RESPOSTA À CRISE: A CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS PARA A APRENDIZAGEM MEDIADA POR COMPUTADOR. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1155>. Acesso em: 26 set. 2023.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC