A UTILIZAÇÃO DE DESIGN PARTICIPATIVO E GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIAS PARA PROMOVER O ENGAJAMENTO E MOTIVAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM IHC
Resumo
Em tempos onde o software é uma ferramenta indispensável, em muitos aspectos do cotidiano, como votar e se comunicar, a interação com eles ganham proporcional relevância. É nesta área que está focada a disciplina Interação humano-computador, onde o ensino pode ser bastante desafiador, uma vez que esta disciplina é considerado multidisciplinar, ou seja, reúne diversas disciplinas para cumprir seu papel. Buscando criar ferramentas para auxiliar os docentes nesta jornada, este trabalho, buscou apresentar uma alternativa por meio da gamificação construída com base no design participativo. Assim, o trabalho apresentou uma comparação entre a gamificação baseada em design participativo, com a gamificação baseada na análise de perfis. Com este fim, foi conduzido um experimento, em uma turma de IHC do curso de Ciência da Computação em duas etapas, sendo que a gamificação apoiada com a análise de perfil, apresentou bons resultados em relação à motivação e engajamento, ou seja, os docentes, por questionários, relataram que ela foi importante neste sentido. Porém, quando os participantes foram questionados em relação a gamificação apoiada por DP, relatam que essa solução é “extremamente importante”, apondo para uma possível contribuição do DP, em soluções gamificadas, no contexto de IHC