A FORMAÇÃO DOCENTE NA LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO: VIVÊNCIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NA ESCOLA PÚBLICA
Resumo
O presente artigo possui como objeto de estudo a formação docente no curso de graduação em Computação com ênfase nas ações realizadas no Estágio Supervisionado, componente curricular obrigatório dos cursos de licenciatura. Trata-se de uma investigação qualitativa, com encaminhamento teórico-metodológico com base na pesquisa-ação e inspirada a partir da Computação Desplugada, que visa analisar os desafios do ensino de Computação nos anos iniciais do Educação Básica em uma escola pública de Salvador/BA. Os resultados apresentam as contribuições e potencialidades do ensino da Computação para educandos do 1º ao 5º ano e evidenciam a existência de tensões durante a formação inicial docente em Computação. Destaca-se, ainda, os desafios enfrentados pelos Licenciandos em Computação para vivência desse processo formativo sem significativas referências de profissionais da área, bem como a ausência de parâmetros curriculares reconhecidos pela comunidade escolar.