A FORMAÇÃO DOCENTE NOS CURSOS DE PEDAGOGIA PARA O USO DE TDIC NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
Esta pesquisa teve o objetivo de identificar quais cursos de Pedagogia garantem conhecimentos sobre Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na formação do docente que atuará na Educação Básica. A análise documental, contemplou a grade curricular e ementas dos cursos de Licenciatura em Pedagogia de quatro Universidades particulares da cidade de São Paulo. Optou-se pelas instituições particulares pois representaram 62,4% do montante de matrículas no ano de 2018 e o curso de Pedagogia pois representou 47% dessas matrículas. Os dados que norteiam a pesquisa foram obtidos mediante entrevistas com professores e coordenadores dos cursos e questionários preenchidos por alunos cursistas e formandos. É consenso que as TDIC são valorosas ferramentas educacionais, pois propiciam interface interativa e colaborativa. O estudo, até o momento apontou para a fraca divulgação e implementação das TDIC na prática do docente em formação. Quando contempladas, são reduzidas a disciplinas optativas ou abordadas de maneira breve e superficial. Os estudantes reconhecem a necessidade das práticas em TDIC e que somente desta maneira poderiam alterar os paradigmas educacionais que distanciam a formação docente da realidade tecnológica da sociedade.