"A FORMAÇÃO INICIAL DE/COM PROFESSORES PÓS-PANDEMIA: NOVAS DISCUSSÕES E OS MESMOS DESAFIOS "

  • Dayane Horwat Imbriani de Oliveira
  • Maria Luisa Furlan Costa
  • Taissa Vieira Lozano Burci
  • Renata Oliveira dos Santos
  • Patrícia Lakchmi Leite Mertzig
  • Silvia Eliane de Oliveira Basso
  • Camila Tecla Mortean Mendonça

Resumo

Em meio a pandemia da COVID-19, as instituições escolares foram as primeiras a fecharem suas portas e suspenderem as aulas presenciais. No entanto, longe do fim do isolamento social, as escolas se vêem frente a adoção de novas práticas para o processo de ensino e de aprendizagem. Assim, o objetivo deste texto é evidenciar a importância da formação inicial e continuada dos professores no que diz respeito as suas habilidades de utilização das TICs e, para além disso, o reconhecimento de que a eficácia no uso dessas tecnologias para a mediação do processo de ensino e aprendizagem perpassa a qualidade de interação estabelecida entre os indivíduos envolvidos. Assim, utilizamos a bibliografia publicada e os documentos oficiais para compreender este cenário e tecer nossas considerações. Chegamos a conclusão que: 1 - ensino remoto e educação a distânciasão diferentes; 2 - será necessário repensar o processo de ensino e de aprendizagem. Por fim, qual será a nova realidade do ensino no Brasil? Cabe-nos também refletir sobre o novo contexto escolar e o lugar da nova formação de/com professores para o ensino em nosso país.  

Publicado
2020-08-28
Como Citar
OLIVEIRA, Dayane Horwat Imbriani de et al. "A FORMAÇÃO INICIAL DE/COM PROFESSORES PÓS-PANDEMIA: NOVAS DISCUSSÕES E OS MESMOS DESAFIOS ". Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1162>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC