A UTILIZAÇÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA IMPLEMENTAÇÃO DA SALA DE AULA INVERTIDA: RESULTADOS DE UMA EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL SOCIOINTERACIONISTA

  • Angelina Barros Mota Arêas

Resumo

Na Sala de Aula Invertida (SAI) os conteúdos são estudados previamente, permitindo que os momentos presenciais sejam voltados a resolução de problemas e a elaboração de projetos. A implementação da SAI utilizou pressupostos sociointeracionistas, bem como um Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) para estimular o protagonismo juvenil. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo analisar a aplicação de uma experiência educacional que utilizou um AVEA, associado a princípios sociointeracionistas, na implementação da SAI. O estudo caracterizou-se como uma abordagem qualitativa, na qual mensurou-se a construção de conhecimentos por meio da participação dos alunos nos fóruns. Já a percepção dos estudantes foi aferida por um questionário. Os resultados obtidos demonstram que a metodologia contribuiu para que, ao longo da aplicação da SAI, os alunos assumissem posturas mais autônomas e colaborativas. Ao avaliarem a abordagem educacional implementada, os estudantes indicaram satisfação em relação aos procedimentos e ferramentas utilizadas.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
ARÊAS, Angelina Barros Mota. A UTILIZAÇÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA IMPLEMENTAÇÃO DA SALA DE AULA INVERTIDA: RESULTADOS DE UMA EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL SOCIOINTERACIONISTA. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1164>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC