A GAMIFICAÇÃO COMO ELEMENTO POTENCIALIZADOR DE UM MODELO PEDAGÓGICO PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

  • Eniel do Espírito Santo
  • William de Souza Santos

Resumo

A educação a distância (EaD) com o suporte das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) tem incrementado os sistemas ensino e possibilitado a democratização da educação em vários contextos.  Entretanto, os índices de evasão e baixo engajamento nas atividades realizadas nos ambientes virtuais de aprendizagem se constituem em enorme desafio para a efetividade da EaD.  Neste sentido, a  gamificação apresenta-se como uma estratégia pedagógica que utiliza elementos de jogos para atividades de não-jogo, de forma a fazer com que as atividades de aprendizagem se tornem mais agradáveis e lúdicas, melhorando a imersão e o engajamento durante a interação. Este artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de gamificação para uma disciplina ministrada na modalidade a distância, visando contribuir para a participação lúdica e  engajamento dos estudantes, melhorando assim a experiência,  participação efetiva e a redução das taxas de evasão. Do ponto de vista metodológico, constituise em uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, operacionalizada como um estudo de caso, realizado por meio de uma pesquisa documental e observação participante em um componente curricular  no curso de Pós-graduação Lato Sensu em Tecnologias e Educação Aberta e Digital, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em conformidade com o modelo pedagógico virtual da instituição. Como resultados são apresentados fluxogramas e demais sugestões de atividade gamificadas que podem ser inseridas em uma disciplina ministrada na modalidade a distância, contribuindo para melhoria das estratégias pedagógicas do Modelo Virtual UFRB e, sobretudo, estimulando o engajamento dos estudantes com vistas a promoção da aprendizagem.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
SANTO, Eniel do Espírito; SANTOS, William de Souza. A GAMIFICAÇÃO COMO ELEMENTO POTENCIALIZADOR DE UM MODELO PEDAGÓGICO PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1167>. Acesso em: 19 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC