A UTILIZAÇÃO DO GOOGLE CLASSROOM E DO SOFTWARE MDMAT- NOS ANOS INICIAIS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO CIENTÍFICO DE FRAÇÕES

  • Joaquim Ferreira da Cunha Neto

Resumo

Este trabalho tem por objetivo principal construir o conceito de fração parte-todo nos estudantes do 5° ano do Ensino Fundamental -Ciclo I (Anos Iniciais) em uma escola municipal de Presidente Epitácio -SP, por meio de uma intervenção educacional, embasadas na Espiral de Aprendizagem de Valente (2005). Essas atividades visaram ampliar e (re) construir novos significados para os números e as operações, resolvendo situações-problema sobre leitura e representação de frações parte-todo. A metodologia a ser utilizada é a análise de conteúdo por meio das fases que a envolvem, tais como a pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados. Nesse sentido, a construção do conceito de fração parte-todo vem através de desafios com situações problemas, jogos e atividades na plataforma AVA Google Classroom e do software MDMAT -Anos Iniciais para estimular e considerar os conhecimentos dos discentes, onde possa levar o que fora ensinado para vida articulando com tecnologia. Destarte, percebemos que a tecnologia aliada a sequência de atividades pode auxiliar os estudantes na construção do conceito, visto que a intenção do professor se faz  necessária ao planejar situações bem elaboradas,  de forma que estes construam este conceito não como passivos no saber, mas ativos na busca constante de novos conhecimentos.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
NETO, Joaquim Ferreira da Cunha. A UTILIZAÇÃO DO GOOGLE CLASSROOM E DO SOFTWARE MDMAT- NOS ANOS INICIAIS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO CIENTÍFICO DE FRAÇÕES. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1170>. Acesso em: 09 out. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC