AÇÃO DOCENTE: APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE COMPETÊNCIAS E TDIC

  • NATALYA RUBERT WOLFF

Resumo

Em qualquer tempo a promoção de aprendizagens, fundadas em conhecimentos significativos, constitui tarefa medular a ser desenvolvida pelos professores; nada obstante, o cenário educativo experiencia recorrentes alterações que impactam essa missão. À vista disso, discute-se as atuais proposições epistemológicas acerca do desenvolvimento da real aprendizagem no ensino formal e as mudanças trazidas ao âmbito educacional com a inserção do novo conceito de competência (a partir da Base Nacional Comum Curricular – BNCC) e com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Estas últimas, ademais, há anos gradativamente inseridas no contexto educacional, adquirem protagonismo em um cenário de pandemia, no qual o processo de escolarização formal passa a delinear-se nos moldes de uma educação não presencial e mediada pelas TDIC. Deste modo, o presente estudo objetiva, nos limites aqui impostos, servir de orientação à tarefa docente no que refere-se aos recentes desafios que tem enfrentado e à necessidade constante de rever suas práticas e alterar sua dinâmica pedagógica. Para tanto, a metodologia delineia-se sob a análise e discussão, tanto bibliográfica como documental, e os resultados apontam à evidência de um novo projeto educativo, de viés instrumentalista; neste ínterim, destaca-se a eficácia do trabalho por projetos, nos quais os estudantes exercitam seus conhecimentos ao tempo em que operam os recursos tecnológicos digitais.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
WOLFF, NATALYA RUBERT. AÇÃO DOCENTE: APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE COMPETÊNCIAS E TDIC. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1175>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC