A IMPORTÂNCIA DO USO DO ENSINO A DISTÂNCIA E DAS TECNOLOGIAS PARA A CAPACITAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE NA ATUAÇÃO À COVID-19

  • Brunna Lopes Neves
  • Ruth Costa da Silva
  • Rebeca Caroline Fernandes Prudêncio
  • Caroliny Victoria dos Santos Silva
  • Maria Glaucia Saraiva Ferreira
  • Nathalya Ribeiro Silva

Resumo

A necessidade de qualificação, formação e atualização dos conhecimentos para os profissionais – sobretudo os da saúde – se tornou prática fundamental para a mudança e melhoria no cenário dos serviços de atendimento à população. Objetivou-se com este estudo demonstrar a importância da Educação a Distância e das tecnologias na capacitação dos profissionais de saúde para sua atuação na pandemia do COVID-19. Trata-se de estudo reflexivo, utilizando fontes secundárias da literatura pertinentes à temática, considerando artigos de periódicos nacionais e internacionais. A utilização de tecnologias e da educação a distância promovem maior facilidade no acesso aos conteúdos e materiais para os profissionais. No cenário da pandemia essas ferramentas tornaram-se essenciais, uma vez que necessitam de resposta e difusão rápida para os trabalhadores de modo que eles exerçam o cuidado da melhor forma e da maneira mais segura, baseadas na literatura científica que chegam até eles por meio da educação. O uso da tecnologia otimizou o acesso à informação, aos protocolos clínicos, descobertas científicas, fluxogramas de atendimento, comunicação entre os setores e dados atualizados trazendo agilidade e funcionalidade ao fluxo de atendimento. Demonstrou-se que a utilização das tecnologias e a educação a distância são ferramentas indispensáveis para a abordagem de atuação frente à pandemia, trazendo assim benefícios não só aos pacientes e profissionais, mas à sociedade como um todo.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
NEVES, Brunna Lopes et al. A IMPORTÂNCIA DO USO DO ENSINO A DISTÂNCIA E DAS TECNOLOGIAS PARA A CAPACITAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE NA ATUAÇÃO À COVID-19. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1176>. Acesso em: 18 set. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC