A INSERÇÃO DE TDIC NA SOCIOLOGIA: UMA EXPERIÊNCIA DO USO DE FERRAMENTAS E CONTEÚDOS DIGITAIS NA EXPLICAÇÃO DE CONCEITOS SOCIOLÓGICOS EM AULAS NO ENSINO MÉDIO

  • Carlos Eduardo Braga Moura

Resumo

Este trabalho discute a utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no ensino da Sociologia, bem como de diferentes conteúdos ilustrativos, por meio de uma experiência realizada em uma escola estadual de ensino médio, em duas turmas de terceiro ano. A contribuição da pesquisa está em dar luz à problemática da integração do uso de tais ferramentas no contexto escolar para a disciplina em tela, bem como apoiar a disseminação de tal prática facilitadora do processo de ensino-aprendizado. A metodologia utilizada pode ser classificada como qualiquantitativa, consistindo em aplicação de questionários e observação atenta dos eventos ocorridos em sala de aula. Os dados obtidos apontam para maiores índices de compreensão e retenção dos conceitos e conteúdos sociológicos pelos alunos, quando utilizadas tecnologias e ferramentas digitais durante a ministração da aula, em contraposição aos índices apresentados por estudantes que não foram expostos ao uso das TDICs.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
MOURA, Carlos Eduardo Braga. A INSERÇÃO DE TDIC NA SOCIOLOGIA: UMA EXPERIÊNCIA DO USO DE FERRAMENTAS E CONTEÚDOS DIGITAIS NA EXPLICAÇÃO DE CONCEITOS SOCIOLÓGICOS EM AULAS NO ENSINO MÉDIO. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1178>. Acesso em: 15 jul. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC