A INSERÇÃO DE TDIC NA SOCIOLOGIA: UMA EXPERIÊNCIA DO USO DE FERRAMENTAS E CONTEÚDOS DIGITAIS NA EXPLICAÇÃO DE CONCEITOS SOCIOLÓGICOS EM AULAS NO ENSINO MÉDIO
Resumo
Este trabalho discute a utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no ensino da Sociologia, bem como de diferentes conteúdos ilustrativos, por meio de uma experiência realizada em uma escola estadual de ensino médio, em duas turmas de terceiro ano. A contribuição da pesquisa está em dar luz à problemática da integração do uso de tais ferramentas no contexto escolar para a disciplina em tela, bem como apoiar a disseminação de tal prática facilitadora do processo de ensino-aprendizado. A metodologia utilizada pode ser classificada como qualiquantitativa, consistindo em aplicação de questionários e observação atenta dos eventos ocorridos em sala de aula. Os dados obtidos apontam para maiores índices de compreensão e retenção dos conceitos e conteúdos sociológicos pelos alunos, quando utilizadas tecnologias e ferramentas digitais durante a ministração da aula, em contraposição aos índices apresentados por estudantes que não foram expostos ao uso das TDICs.