ENSINO, APRENDIZAGEM E UMA POSSÍVEL RELAÇÃO COM AS TECNOLOGIAS SOCIAIS

  • Rutinelli da Penha FÁVERO
  • Débora Santos de Andrade DUTRA,

Resumo

descrição do Sistema de Informação de Notificação e Captação de Órgãos/Tecidos (SINCAP) e do módulo mobile, o aplicativo Sincapp, com o qual se busca possibilitar o acesso remoto ao sistema. Na continuidade, apresenta-se uma sequência didática e indicações para um trabalho pedagógico, que objetiva relacionar as bases das tecnologias sociais com aspectos da compreensão de dados e análise de informações, da Matemática, e aspectos acerca do transplante de órgãos, da área de Ciências, para uma turma do ano final do Ensino Fundamental. A ciência e a tecnologia devem ser acessíveis para as comunidades, na compreensão e, também, na produção dos dados, principalmente pela escola, também como forma de inclusão social. Além disso, aspectos da tecnologia social podem permitir formas de interação que buscam ampliar o processo de ensino, possibilitando o enfrentamento quanto às dificuldades de aprendizagem em matemática, com ênfase na leitura de gráficos e na análise de dados estatísticos. Para continuidade do trabalho, indicou-se uma reflexão sobre as demais etapas em relação à temática abordada, tais como a visão do aluno acerca da atividades de ensino e as formas de avaliação de todo o processo.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
FÁVERO, Rutinelli da Penha; DUTRA,, Débora Santos de Andrade. ENSINO, APRENDIZAGEM E UMA POSSÍVEL RELAÇÃO COM AS TECNOLOGIAS SOCIAIS. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1183>. Acesso em: 20 set. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC