A JANELA DE OPORTUNIDADES, A PARTIR DA TECNOLOGIA DIGITAL, NA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS E RESPONSÁVEIS, NO PERÍODO DE DISTANCIAMENTO SOCIAL
Resumo
Em tempos de distanciamento social devido a pandemia causada pelo COVID 19, percebemos o quanto a tecnologia digital pode favorecer as relações profissionais e pessoais. Somos um grupo de pesquisa vinculado ao CNPQ, intitulado “Fio Condutor para Metodologia Ativa”, formado por duas professoras/pesquisadoras/orientadoras e dez alunos/as/pesquisadores/as do ensino superior, que mesmo com o distanciamento físico, continuamos nossas pesquisas. Esta pesquisa destaca o estudo de uma das participantes do grupo que tem como foco principal demonstrar, de forma otimista, algumas práticas de aprendizagem que envolvem crianças e seus responsáveis, para enfrentar esse momento de reclusão devido a pandemia. Essas práticas foram relatadas através de experiências vivenciadas com uma criança de 5 anos. Justificando que mesmo com as rotinas e preocupações mais intensificadas, é necessário desenvolver e aprimorar habilidades para trabalhar com “o que fazer” e “o como fazer”, interagindo por meio do uso de diferentes recursos tecnológicos e atividades que fortaleçam as habilidades manuais de forma consciente e eficaz. Este vem provocar a reflexão sobre a importância de inovar as metodologias e entender as práticas de ensino como estímulos considerando a idade dos/as alunos/as e entendendo o período atual.