ADAPTAÇÃO DE ATIVIDADE COM JOGO EDUCACIONAL, E DISCUSSÃO EM GRUPO, PARA ENSINO REMOTO

  • Fernanda Klein Marcondes
  • Pamella Teles Pessoa
  • Karina Reche Kasale
  • Lais Tono Cardozo

Resumo

O objetivo deste trabalho é descrever a adaptação de atividade, com jogo educacional impresso e discussão em grupo, para atividade mediada por tecnologia, em um curso de graduação na área da saúde, durante o período de suspensão de atividades presenciais devido à pandemia de COVID-19. A atividade com o jogo educacional consiste em realizar discussões em grupo, durante aula expositiva, imediatamente após a explicação dos conceitos pelo professor. Na adaptação para ensino remoto, a aula síncrona foi interrompida, e os alunos, em cada grupo, comunicaram-se utilizando aparelho celular para a discussão. Em comparação com a atividade presencial, a atividade ocorreu em maior período de tempo. Para avaliar a opinião dos estudantes, foi solicitado que respondessem se a atividade havia sido útil para o seu aprendizado, em uma escala de 1 (não útil) a 5 (necessário). Em suas respostas, 32% e 36% dos estudantes indicaram 4 e 5, respectivamente. E 87% responderam que gostaram da atividade realizada. Esta percepção discente sugere que a adaptação da metodologia para ensino remoto foi eficiente.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
MARCONDES, Fernanda Klein et al. ADAPTAÇÃO DE ATIVIDADE COM JOGO EDUCACIONAL, E DISCUSSÃO EM GRUPO, PARA ENSINO REMOTO. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1186>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC