ADAPTAÇÃO DE ATIVIDADE COM JOGO EDUCACIONAL, E DISCUSSÃO EM GRUPO, PARA ENSINO REMOTO
Resumo
O objetivo deste trabalho é descrever a adaptação de atividade, com jogo educacional impresso e discussão em grupo, para atividade mediada por tecnologia, em um curso de graduação na área da saúde, durante o período de suspensão de atividades presenciais devido à pandemia de COVID-19. A atividade com o jogo educacional consiste em realizar discussões em grupo, durante aula expositiva, imediatamente após a explicação dos conceitos pelo professor. Na adaptação para ensino remoto, a aula síncrona foi interrompida, e os alunos, em cada grupo, comunicaram-se utilizando aparelho celular para a discussão. Em comparação com a atividade presencial, a atividade ocorreu em maior período de tempo. Para avaliar a opinião dos estudantes, foi solicitado que respondessem se a atividade havia sido útil para o seu aprendizado, em uma escala de 1 (não útil) a 5 (necessário). Em suas respostas, 32% e 36% dos estudantes indicaram 4 e 5, respectivamente. E 87% responderam que gostaram da atividade realizada. Esta percepção discente sugere que a adaptação da metodologia para ensino remoto foi eficiente.