UMA METODOLOGIA COLABORATIVA PARA ELABORAR UM CURSO MOOC DE MATEMÁTICA EM SEUS DIFERENTES CONTEXTOS PARA SECUNDARISTAS E PROFESSORES
Resumo
O trabalho é um relato de experiência acerca da construção de um curso na modalidade MOOC (“Matemática em Diferentes Contextos”). Essa construção se deu em um período de 27 dias de pandemia e isolamento por conta da COVID-19. O curso contou com 10 colaboradores, de diferentes instituições de ensino, entre professores, estudantes e técnico administrativo, e tem por objetivo proporcionar um espaço para formação de estudantes secundaristas e de professores da Escola Básica sobre a Matemática nas áreas da Informática, Cartografia, Biologia e as provas matemáticas. O objetivo do trabalho é compartilhar a metodologia colaborativa adotada pela equipe, com o uso do Google Docs para controlar uma planilha de gestão e, depois, na construção do material do curso. O ambiente virtual do curso, usando a plataforma Moodle, focou em uma linguagem simples com recursos interativos, explicitando, aos estudantes, que existem 4 módulos, de áreas distintas, divididos cada um em 10h de curso. Como resultados, é necessário destacar a clareza do fio condutor do curso, a importância do planejamento, a complexidade de construir um curso com um grupo diverso, a harmonia dos materiais e recursos propostos em cada área, e o sucesso do mesmo com mais de 100 inscrições em menos de 4 dias.