UMA METODOLOGIA COLABORATIVA PARA ELABORAR UM CURSO MOOC DE MATEMÁTICA EM SEUS DIFERENTES CONTEXTOS PARA SECUNDARISTAS E PROFESSORES

  • Aline Silva de Bona
  • Náthali Severo Schuster
  • Anelise Lemke Kologeski
  • Carina Petsch
  • Ana Boeira Porto
  • Sabrina Letícia Couto da Silva
  • Luiz Felipe Velho

Resumo




O trabalho é um relato de experiência acerca da construção de um curso na modalidade MOOC (“Matemática em Diferentes Contextos”). Essa construção se deu em um período de 27 dias de pandemia e isolamento por conta da COVID-19. O curso contou com 10 colaboradores, de diferentes instituições de ensino, entre professores, estudantes e técnico administrativo, e tem por objetivo proporcionar um espaço para formação de estudantes secundaristas e de professores da Escola Básica sobre a Matemática nas áreas da Informática, Cartografia, Biologia e as provas matemáticas. O objetivo do trabalho é compartilhar a metodologia colaborativa adotada pela equipe, com o uso do Google Docs para controlar uma planilha de gestão e, depois, na construção do material do curso. O ambiente virtual do curso, usando a plataforma Moodle, focou em uma linguagem simples com recursos interativos, explicitando, aos estudantes, que existem 4 módulos, de áreas distintas, divididos cada um em 10h de curso. Como resultados, é necessário destacar a clareza do fio condutor do curso, a importância do planejamento, a complexidade de construir um curso com um grupo diverso, a harmonia dos materiais e recursos propostos em cada área, e o sucesso do mesmo com mais de 100 inscrições em menos de 4 dias.




Publicado
2020-08-28
Como Citar
BONA, Aline Silva de et al. UMA METODOLOGIA COLABORATIVA PARA ELABORAR UM CURSO MOOC DE MATEMÁTICA EM SEUS DIFERENTES CONTEXTOS PARA SECUNDARISTAS E PROFESSORES. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1187>. Acesso em: 09 set. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Políticas e gestão por meio de/para o uso de TDIC