A LINGUAGEM ESCRITA NO ENSINO SUPERIOR A PARTIR DA MEDIAÇÃO DE OFICINA DE TEXTOS ACADÊMICOS VIA MOODLE

  • Neilane de Souza Viana
  • Nayane de Souza Viana

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar a linguagem escrita no ensino superior a partir da disciplina Oficina de Textos Acadêmicos mediada por ambiente virtual Moodle em um curso de graduação da Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM. Diante disso, tem-se a seguinte questão problema: Como se apresenta a linguagem escrita no ensino superior a partir da mediação da disciplina Oficina de Textos no Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA Moodle em um curso de graduação da UFVJM? Assim, foi realizada, inicialmente, uma pesquisa de natureza bibliográfica, de abordagem qualitativa, para identificar as características da linguagem escrita no contexto do ensino superior. Posteriormente, parte-se para investigação in locu no ambiente da disciplina no Moodle para análise descritiva dos textos apresentados por estudantes de graduação. A partir da análise realizada, verificou-se que o trabalho da prática de Oficina, via moodle, favoreceu de forma significativa a escrita do gênero científico, possibilitando melhores percepções da língua escrita em uso, bem como elementos metodológicos exigidos para gênero científico. 

Publicado
2020-08-28
Como Citar
VIANA, Neilane de Souza; VIANA, Nayane de Souza. A LINGUAGEM ESCRITA NO ENSINO SUPERIOR A PARTIR DA MEDIAÇÃO DE OFICINA DE TEXTOS ACADÊMICOS VIA MOODLE. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1188>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC