AFETIVIDADE NA EAD E SUAS POSSIBILIDADES NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM

  • SABRINA LOPES DE LIMA BARBOSA
  • Arlene Pereira dos Santos Faria

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo analisar a influência da afetividade para as relações de ensino e aprendizagem na modalidade de Educação a Distância levando em consideração os princípios da neurociência. Para tanto, adotou-se uma metodologia de abordagem qualitativa e quanto ao objetivo ela foi exploratória. Os procedimentos técnicos foram o estudo de caso e a pesquisa bibliográfica tendo como instrumento de coleta de dados a entrevista realizada com uma estudante de Pedagogia na modalidade de Educação a Distância semipresencial, em um polo da grande Belo Horizonte. Os resultados apontaram para a compreensão de que, quando há presença da afetividade na relação professor e aluno, especialmente na Educação a Distância, os objetivos pedagógicos e as expectativas de aprendizagem tendem a alcançar resultados mais efetivos.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
BARBOSA, SABRINA LOPES DE LIMA; FARIA, Arlene Pereira dos Santos. AFETIVIDADE NA EAD E SUAS POSSIBILIDADES NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1192>. Acesso em: 26 set. 2023.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC