TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) NO ENSINO À DISTÂNCIA: APONTAMENTOS A PARTIR DA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL

  • Carlos Caetano de Almeida
  • Nayara Ferreira Costa
  • Alysson Fernandes Mazoni
  • Wilson Prates de Oliveira
  • Carolina Zabini
  • João Maurício Rosário

Resumo




O presente trabalho de pesquisa retrata a importância das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) no ensino a distância, contribuindo para a disseminação do conhecimento nas instituições de ensino, o que traz avanços no que se refere aos princípios da liberdade de aprender e vincular seus conhecimentos ao trabalho, bem como possibilitar o acesso a conhecimentos disponibilizados pela tecnologia que permitem a alfabetização e o letramento científico e tecnológico necessário para uma sociedade progredir economicamente. Nesse sentido, a legislação educacional brasileira dispõe de espaços à tecnologia na educação, bem como uma modalidade de ensino que ocorre por mediação de ferramentas tecnológicas como forma de implementação dos princípios da educação nacional. Com inúmeras responsabilidades a incorporação de TDIC, torna-se um desafio que necessita ser superado, uma vez que esta incorporação é necessária à modernização dos processos educativos, para isso, o educador necessita de constante atualização em sua formação profissional, o que também representa um desafio. Neste artigo, a proposta é ponderar reflexões sobre a articulação de TDIC no contexto do EaD, considerando a incorporação nas instituições de ensino. Os resultados apontaram uma preocupação dos alunos com a utilização dessas ferramentas no processo de ensino e aprendizagem, e perspectivas positivas de incorporação dessas tecnologias em seu trabalho docente. Ao fim desse estudo, evidencia-se uma desarticulação entre a inserção das tecnologias digitais em educação e a formação docente, sugerindo uma atuação mais contundente na formação inicial de professores para o uso pedagógico de tecnologias. Esta perspectiva vislumbra alterações significativas no âmbito da gestão pedagógica e consequentemente, da qualidade do ensino.




Publicado
2020-08-28
Como Citar
ALMEIDA, Carlos Caetano de et al. TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) NO ENSINO À DISTÂNCIA: APONTAMENTOS A PARTIR DA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1193>. Acesso em: 20 jun. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Políticas e gestão por meio de/para o uso de TDIC